Comer Intuitivo é um modelo em nutrição, baseado na ciência, que aborda uma relação sem proibições com a comida e evidênciando satisfação ao comer respeitando a fome e a saciedade, respeitando o próprio corpo de maneira gentil. Esse modelo foi criado por duas nutricionistas estadosunidenses Evelyn Tribole e Elyse Resch que após anos de experiência em atendimentos em consultório elas perceberam que algumas pessoas tinham uma percepção sobre o próprio corpo (interoceptive awereness) e que poderiam reconhecer quando estão com fome e satisfeitos e escolhem o que comem baseado nos próprios desejos sem muitas regras e que a maioria dos indíviduos que tinham uma relação conflituosa com a comida ou com o próprio corpo tinham um histórico de dietas restritivas. Depois de muito estudarem sobre o assunto elas desenvolveram 10 princípios que guiam para uma melhor dinamica entre o corpo e a mente:
Rejeitar a mentalidade da dieta.
Honre a sua fome
Faça as pazes com a comida
Desafie o policial da comida
Descubra o fator da satisfação
Sinta a sua saciedade
Lide com suas emoções com gentileza
Respeite o seu corpo
Movimente-se e sinta a diferença
Honre a sua saúde - Nutrição gentil
Essenciamente, o comer intuitivo é um processo pessoal para honrar a saúde ouvindo o próprio corpo e responder as mensagens que o corpo nos manda para suprir com as necessidades fisiológicas e psicológicas.
O que não é o comer intuitivo?
Não é uma dieta ou plano alimentar. O comer intuitivo é uma ferramenta de empoderamento do indíviduo que se torna especialista na própria alimentação. Não há certo ou errado nesse modelo porque ele se baseia na premissa de que isso é um processo para se reconectar com o próprio corpo.
Fonte: Se quiser saber mais sobre os estudos aqui está uma lista que você pode consultar para saber mais.
Comments