Tem dificuldade de diferenciar fome da vontade de comer?
Parece óbvio mas muita gente confunde uma com a outra.
A fome física ou fome real é fisiológica e precisamos dela para nos dizer quando o corpo precisa de mais energia para funcionar 100%.
A fome fisiológica dá sinais bem sutis até sinais mais óbvios (como por exemplo a barriga roncando, irritabilidade e tontura). Quem costuma fazer dietas restritivas geralmente tenta tapar os ouvidos para a fome fisiológica até um estado de desconforto.
A vontade de comer é geralmente ligado a algo emocional e por isso costuma ser bem específica. Âs vezes é aquela sopa que a avó costumava fazer ou o lanche da época da escola ou mesmo algum doce e comida bem palatável e por isso te traz alguma lembrança ou sensação de conforto. Essa vontade de comer não quer saciar a fome fisiológica e sim suprir alguma necessidade emocional que você possa estar sentindo no momento como ansiedade, tédio, tristeza ou alegria por exemplo.
Vontade de comer é tão necessário quanto a fome fisiológica, mas não deve ser usada como única forma de lidar com os problemas ou sentimentos.
Se você tem dificuldade de lidar com os sentimentos e recorre a comida e não sabe como usar outras estratégias procure ajuda de um profissional nutricionista ou psicólogo capacitado para ajudar você.
Comments